Desenho de estratégias ativas e inovadoras para transformar a formação em nutrição e dietética
Palavras-chave:
metodologías activas, nutrición y dietética, aprendizaje basado en problemas (ABP), tecnologías emergentes y formación docenteResumo
Este artigo propõe o desenho de estratégias ativas e inovadoras para transformar a formação em Nutrição e Dietética em Cuba, superando as limitações dos métodos tradicionais. Por meio de pesquisas com estudantes, entrevistas com professores e especialistas, e análises SWOT e CAME, foram avaliados os pontos fortes e fracos do sistema educacional atual. Os resultados revelaram uma melhora na compreensão teórica e prática dos alunos, destacando a eficácia da aprendizagem baseada em problemas (ABP) e da sala de aula invertida. No entanto, desafios como a falta de recursos tecnológicos e a necessidade de formação contínua de professores foram identificados. O artigo enfatiza a importância da integração de tecnologias emergentes, da formação de professores em metodologias ativas e da inclusão transversal da ética profissional. Uma abordagem abrangente que inclua a formação de professores e a melhoria da infraestrutura adaptada ao contexto local é recomendada para enfrentar os desafios futuros.
Referências
Acevedo Pérez, I. (2002). Aspectos éticos en la investigación científica. Ciencia y enfermería, 8(1), 15-18. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95532002000100003
Acevedo, F. A., Cruz, J. A. F., Aguilar, C. A. H., & Bautista, D. P. (2022). Diseño e implementación de un simulador basado en realidad aumentada móvil para la enseñanza de la física en la educación superior. Edutec, Revista Electrónica de Tecnología Educativa, (80).
Bonwell, C. C., & Eison, J. A. (1991). Active learning: Creating excitement in the classroom. 1991 ASHE-ERIC higher education reports. ERIC Clearinghouse on Higher Education, The George Washington University, One Dupont Circle, Suite 630, Washington, DC 20036-1183. https://eric.ed.gov/?id=ED336049
Cajamarca-Correa, M. A., Cangas-Cadena, A. L., Sánchez-Simbaña, S. E., & Pérez-Guillermo, A. G. (2024). Nuevas tendencias en el uso de recursos y herramientas de la Tecnología Educativa para la Educación Universitaria. Journal of Economic and Social Science Research, 4(3), 127-150. https://economicsocialresearch.com/index.php/home/article/view/124
Campoverde Celi , W. G. , Velásquez Paccha , K. G., & González García , W. A. (2022). Evaluación del impacto de los resultados de aprendizaje de los estudiantes de la carrera de Nutrición y Dietética. Didáctica y Educación, 13(4), 302–323. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1512. ISSN 2224-2643
Cardona Gasco, M. V. (1998). Confidencialidad y consentimiento informado. Una reflexión necesaria. Revista Rol de Enfermería, 21-32. https://infirmorum.koha.es/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=13462
Fernández Hawrylak, M., Sánchez Ibáñez, A., & Heras Sevilla, D. (2020). Las actividades de enseñanza-aprendizaje en el Espacio Europeo de Educación Superior: las actividades prácticas con herramientas web 2.0. Academia y virtualidad, 13(1), 61-79. https://riubu.ubu.es/handle/10259/6840
Hinojo Lucena, F. J., Aznar Díaz, I., Romero Rodríguez, J. M., Marín Marín, J. A. (2019). Influencia del aula invertida en el rendimiento académico. Una revisión sistemática. Campus virtuales, 8(1), 9-18. http://uajournals.com/ojs/index.php/campusvirtuales/article/view/384
Lorenzo, T. D. (2011). Plan de organización del proceso docente de la Licenciatura de Nutrición en Cuba. Revista Cubana de Tecnología de la Salud, 2(2). https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=49651
Molina-García, P. F., & García-Farfán, I. de los Ãngeles. (2019). El proceso de enseñanza-aprendizaje en la Educación Superior. Dominio De Las Ciencias, 5(1), 394–413. https://doi.org/10.23857/dc.v5i1.1051
Montes de Oca Recio, N., y Machado Ramírez, E. F. (2011). Estrategias docentes y métodos de enseñanza-aprendizaje en la Educación Superior. Humanidades Médicas, 11(3), 475-488. Recuperado en 08 de diciembre de 2024, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-81202011000300005&lng=es&tlng=es.
Pérez, J. N., Peña, J. L. V., Díaz, N. P., & Pérez, M. N. (2015). Material didáctico para la evaluación del aprendizaje en el Programa Proceso de Enseñanza–Aprendizaje impartido en Tecnología de la Salud. Correo Científico Médico de Holguín, 19(4), 1-13. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=62888
Quiñones, J. A. D., & Gómez, M. L. V. (2017). La función del profesor en el proceso de enseñanza aprendizaje en la educación superior cubana. Medisur, 15(1), 4-7. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=70674
Solórzano Álava, W. L., Anzules Ávila, X. L., Rodríguez, A., Maldonado Zúñiga, K. (2021). El proceso de enseñanza–aprendizaje disruptivo en la Educación Superior. Serie Científica de la Universidad de las Ciencias Informáticas, 14(4), 75-84. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8590498
Trunce Morales, S. T., Villarroel Quinchalef, G. D. P., & García Alvarado, K. I. (2022). Telesimulación como estrategia de enseñanza aprendizaje en estudiantes de Nutrición durante la pandemia COVID-19. Investigación en educación médica, 11(44), 9-22. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2007-50572022000400009&script=sci_arttext
Velázquez, R. V., Piguave, C. C., Valdés, I. E., & Zúñiga, K. M. (2020). Metodologías de enseñanza-aprendizaje constructivista aplicadas a la educación superior. Sinapsis: La revista científica del ITSUP, 3(18), 10. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8280929
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yuri Belett Sedano, Yitse Dolores Hernández Blanco, Amaurys Tabares Pérez, Mileidis Quintana Polanco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CC Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0