Programa “eduambiental”: uma estratégia inovadora para promover a sustentabilidade em centros educacionais peruanos

Autores

  • Viviana Nancy Calderón Salazar Universidad César Vallejo, Lima, Perú.
  • Héctor Raúl Santa María Relaiza Universidad César Vallejo, Lima, Perú.

Palavras-chave:

desarrollo sostenible, sensibilización ambiental, información ambiental, educación ambiental.

Resumo

O objetivo geral do estudo foi determinar o efeito do programa “EduAmbiental” na melhoria da consciência ambiental dos alunos. Considerou-se a importância de promover o ODS 4. A pesquisa foi aplicada, quantitativa e com abordagem quase experimental. A amostra de 48 alunos foi escolhida por conveniência. Os resultados do teste de conhecimento indicaram a eficácia do programa na melhoria da conscientização ambiental. O grupo experimental atingiu níveis mais altos em comparação com o grupo de controle, p-valor < 0,05 de acordo com o teste U de Mann-Whitney. As conclusões destacam a preparação cognitiva no conhecimento ambiental, o desenvolvimento afetivo de seu ambiente, a formação conativa e a participação ativa. Além disso, destaca-se a importância do treinamento de professores em cultura ambiental e a abordagem baseada em competências no desenvolvimento de hábitos sustentáveis para proteger e garantir a vida no planeta, sendo os alunos os forjadores de mudanças para a sociedade.

Referências

Andrade, M. (2021). Pequeños indagadores, en el desarrollo del pensamiento científico y conciencia ambiental, en el II ciclo de la I.E.I.894- 2020. https://hdl.handle.net/20.500.12692/64919

Ayerbe López, J. y Perales Palacios, F. J. (2020). “ Reinventa tu ciudad”: aprendizaje basado en proyectos para la mejora de la conciencia ambiental en estudiantes de Secundaria. Enseñanza de las Ciencias, https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2812

Bruner, J. (1966). Toward a theory of instruction. Harvard University Press. https://books.google.com.pe/books?id=F_d96D9FmbUC&printsec=frontcover&hl=es&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Carrasco, S. (2019). Metodología de la investigación científica. Ediciones San Marcos, Perú.

Consejo Nacional de Educación (CNE) (2023). Diálogos CNE: Lima Metropolitana brinda recomendaciones para afrontar sus desafíos ambientales. https://www.gob.pe/institucion/cne/noticias/849618-dialogos-cne-lima-metropolitana-brinda-recomendaciones-para-afrontar-sus-desafios-ambientales

Corcuera, P., & Ponce de León, L. (2004). Tendencias de los movimientos conservacionistas y el surgimiento de la Eco-Ética. Revista Sociológica, 19(56), 199-211. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305026636008

Chile. Ministerio del Medio Ambiente. (2020). Educación ambiental: Una mirada desde la institucionalidad ambiental chilena. https://educacion.mma.gob.cl/wp-content/uploads/2020/11/Libro-EA.pdf

De La Cruz, M. (2021). Programa eduquémonos para desarrollar la conciencia ambiental en los estudiantes del tercer grado de la IE. N° 88226. Chimbote – 2021. https://repositorio.ucv.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12692/81043/De%20La%20Cruz_SMY-SD.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Duncan, D. (2020). Programa “Eco Salud” en el desarrollo de la conciencia ambiental en estudiantes del tercer grado de secundaria, 2020. https://doi.org/10.46785/ciidj.v1i1.84

Estrada, E; Mamani, H; & Huaypar, K .(2020). Eficacia del programa Cuidemos el ambiente en el desarrollo de la conciencia ambiental de estudiantes de educación primaria en Madre de Dios, Perú. https://doi.org/10.22386/ca.v8i1.282

González, M. (2023). Conciencia Ambiental: Un Enfoque Integral para un Futuro Sostenible. Conciencia Ecológica. https://conciencia.eco/conciencia-ambiental/

Hernández-Sampieri, R. & Mendoza, C (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Editorial Mc Graw Hill Education.

Hernández Almanza, G. A. (2020). Metodología TIC en la enseñanza de educación ambiental para el desarrollo sostenible. Educación y Ciudad, (40), 129–146. https://doi.org/10.36737/01230425.n40.2021.2461

Jiménez, M., & Lafuente, R. (2010). La operacionalizacion del concepto de conciencia ambiental en las encuestas. La experiencia del Ecobarómetro de andalucia. http://www.iesa.csic.es/publicaciones/201120130.pdf

Marques, RR., Malafaia, C., Faria, J., & Menezes, I. (2020). Using online tools in participatory research with adolescents to promote civic engagement and environmental mobilization: the WaterCircle (WC) Project. Investigación sobre educación ambiental, 26(7), 1043–1059. https://doi.org/10.1080/13504622.2020.1776845

Mendoza, P. (2024). Conocimientos de educación ambiental y ecoeficiencia en actitudes de conciencia ambiental en estudiantes del nivel secundaria,Cusco, 2023. https://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/9246567

Ministerio del Ambiente del Perú (MINAM). (2023). Organismos promotores de la educación ambiental en estudiantes en Perú. MINAM.

https://www.minam.gob.pe/documents/educacion-ambiental/

Organización Mundial de la Salud. (2024). Cómo la contaminación del aire está destruyendo nuestra salud. https://www.who.int/es/news-room/spotlight/how-air-pollution-is-destroying-our-health

Orr, D. W. (1992). Ecological literacy: Education and the transition to a postmodern world. State University of New York Press.

Ramírez-Ordoñez, M.-J., Herrera-Mendoza, K.-M., & Orozco-Acosta, E. (2021). Efectos de un programa de entrenamiento en competencias proambientales dirigido a niños escolarizados. PsyEcología , 12 (1), 1-23.

https://doi.org/10.1080/21711976.2020.1851876

Romero, M. (2022). Programa basado en ecoeficiencia para desarrollar actitudes ambientales en niños del segundo grado de la IE. Nº 88052 Nepeña, 2021.

https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v5i6.1438

Silvaa, JB; Silvaa, D; Barbosa, MO. & Rodrigues, M. (2024). The Healthy Waters science-based educational intervention programme: The potential of participatory approaches for developing and promoting students’ environmental citizenship. JSSE - Revista de Educación en Ciencias Sociales, 23(1). https://doi.org/10.11576/jsse-6394

Sistema Nacional de Información Ambiental. (2023). Sobre el SINIA. http://www.sinia.minam.gob.pe

Smith, J. (2020). Comportamiento medioambiental y acciones para la conservación. Revista de Ecología, 15(2), 45-60.

UNESCO. (2021). Educación para el desarrollo sostenible: Objetivos y enfoques. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252423

Publicado

2025-08-30

Edição

Seção

Artículos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.