Preliminary assessment of training needs for the management of science and socio-educational innovation in Santiago de Cuba
Palavras-chave:
Gestão da ciência e da inovação, Questões socioeducativas, Formação de gestores de ciência e inovaçãoResumo
Este trabalho é resultado do projeto de pesquisa: Formação de Gestores da Ciência e da Inovação Socioeducativa para o Desenvolvimento Territorial de Santiago de Cuba. Este projeto visa contribuir para a solução do problema: Inadequações no processo de formação dos envolvidos na gestão da ciência e da inovação socioeducativa em Santiago de Cuba, para gerar as transformações desejadas em diferentes contextos.
O projeto teve início com uma avaliação preliminar do potencial e das necessidades de formação dos tomadores de decisão governamentais, educacionais e comunitários para essa gestão, resultado apresentado neste artigo. A abordagem metodológica forneceu uma base teórica para os resultados, bem como o desenvolvimento e a implementação de pesquisas e entrevistas. Os resultados revelam inadequações na identificação de problemas e necessidades socioeducativas no território, o que, por sua vez, limita o desenvolvimento de estratégias e ações concretas para abordá-los por meio da gestão da ciência.
Referências
Álvarez Blanco, L; García Díaz, V; Tuero, E. (2020). Necesidades socioeducativas de las familias ante el abandono escolar. INFAD Revista de Psicología. International journal of Development and Educational Psychology, Vol 1. No. 1, pp. 121-330
Cortés Coss, A., & Cortés Coss, D. E. (2021). Bases teóricas y metodológicas de los procesos de intervención socioeducativa. Revista Conrado, 17(80), 356-362.
Deroncele Acosta, A., Medina Zuta, P., & Gross Tur, R. (2020). Gestión de potencialidades formativas en la persona: reflexión epistémica y pautas metodológicas. Universidad y Sociedad, 12(1), 97-104.
Díaz-Canel, M; Núñez Jover, J y Fernández González, A. (2024). Sistema de gestión de gobierno basado en ciencia e innovación en Cuba a tres años de su implementación. Anales de la Academia de Ciencias de Cuba, vol. 14, núm. 3 julio-septiembre. ISSN 2304-0106 RNPS 2308.
Díaz-Canel, M. (2021). ¿Por qué necesitamos un sistema de gestión del Gobierno basado en ciencia e innovación? Anales de la Academia de Ciencias de Cuba [Internet]. Volumen 11. No. 1. enero-abril ISSN 2304-0106 RNPS 2308.
Díaz-Canel, M. (2023). La gestión de la ciencia y la innovación en el sistema de la educación general en Cuba. Conferencia especial en Congreso Internacional Pedagogía 2023. La Habana. Material digitalizado.
Fernández-de-Castro, J. & Ramírez-Ramírez, L.N. (2022). Diagnóstico de necesidades socioeducativas frente a la pandemia de la COVID-19: Situación familiar en el estado de Aguascalientes (México). Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 41, 95-109. DOI: 10.7179/PSRI_202241.07 http://recyt.fecyt.es/index.php/PSRI/
Gorki-Aguirre (2022). Diagnóstico socioeducativo para reactivar la educación con criterio técnico pedagógico durante la etapa pandémica COVID-19-2021. Revista Cubana de Educación Superior. Vol 41, No. 2 ISSN 0257-4414
Núñez Jover, J., et al. (2022). ¿Qué aporta el SGGCI a la gestión cotidiana de los gobiernos en los territorios? Material digitalizado. La Habana.
Partido Comunista de Cuba (2016). “Plan nacional de desarrollo económico y social hasta 2030: propuesta de visión de la nación, ejes y sectores económicos estratégicos”. Material digitalizado, La Habana.
Pérez Andrés, IY; Travieso Ramos, N. (2019). Caracterización de la formación postgraduada de los gestores de ciencia, tecnología e innovación en salud para la evaluación de tecnologías sanitarias. Revista Cubana de Tecnología de la Salud, Vol. 10, No. 2, abril-junio.
Pérez Andrés, IY; Travieso Ramos, N. (2023). Ciencia, tecnología y sociedad en el modelo formativo para la gestión de la evaluación de tecnologías sanitarias. Medisan, Vol. 17, No. 3, mayo-junio.
Rodríguez Saif, MJ; Pardo Gómez, ME y Basto Rizo, MA. (2020). Estrategia para la gestión de necesidades formativas en un municipio de Santiago de Cuba. Didascalia. Didáctica y Educación, Vol. 11, No. 5. Edición monográfica especial. ISSN 2224-2643
Salas Vinent, ME; Aranda Rodríguez, N. (2014). Estrategia pedagógica para el proceso de formación de gestores locales de proyectos de ciencia e innovación. Revista Pedagógica Maestro y Sociedad, vol.11. no. 2 abril - junio /2014 RNPS: 2079 ISSN 1815-4867
Sánchez Rivero. J; Fernández Díaz, A; Deler Ferrera, G. (2024, a). Los procesos socioeducativos desde intervención, labor o gestión socioeducativa. Revista Científico Pedagógica “Horizonte Pedagógico” Vol. 13, No. 1, ISSN-e: 2310-3637|RNPS-e: 2324-3647|RNSW: A-0872
Sánchez Rivero, J; Fernández Díaz, A; Deler Ferrera, G. (2024, b). La gestión socioeducativa desde la estructura municipal del Gobierno. VARONA, Revista Científico-Metodológica, No. 79 enero- 2024. ISSN: 1992-8238.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Irela Margarita Paz Dominguez, Alexis Céspedes Quiala, Glenda Roque Ramos, Ana Mirtha Carrión Menéndez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CC Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0



.jpg)
_de_logo.jpg)












