A perspectiva de Marti na formação humanística a partir das essencialidades históricas
Palavras-chave:
Formação profissional, fundamentos, processo de ensino-aprendizagem da História, perspectiva de MartíResumo
Trabalhar com elementos essenciais no processo de ensino e aprendizagem da História dentro de uma formação humanística, a partir de uma perspectiva martí, significa o cumprimento dos objetivos do programa, do ano letivo e da própria disciplina. Isso inclui a apropriação do sistema de saberes, o desenvolvimento de competências e hábitos profissionais, o cultivo de relações com o mundo (formação ideológica e baseada em valores, desenvolvimento de atitudes e modos de ação comprometidos e relevantes) e a aquisição de experiências práticas criativas que assegurem uma formação interdisciplinar e integradora. Isso se concretiza por meio do trabalho metodológico, do desenvolvimento profissional e da pesquisa, que servem como caminhos universitários para alcançar seus objetivos e contribuem para a formação de um profissional comprometido e humanístico. Uma experiência na Licenciatura em Marxismo-Leninismo e História da Universidade do Oriente, que parte de um diagnóstico da situação inicial de desenvolvimento e emprega métodos de modelagem histórico-lógico, indutivo-dedutivo e dialético-materialista, demonstra que o pensamento e as ações de Martí oferecem possibilidades para abordar elementos essenciais na formação humanística de profissionais.
Referências
Bestard Aroche. B( 2023 ). Empatía histórica desde lo martiano y la formación del profesional universitario para el desarrollo local. En: Varona (76) http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/view/1943
Cortón Romero, B(2023). Las habilidades desde la lógica del proceso enseñanza-aprendizaje. Actividad metodológica del Departamento. Universidad de Oriente.
Delgado Fernández, A., & Leal Cosme, Y. (2023). El proceso de OP desde la visión sociológica de José Martí. Varona, (77). Recuperado a partir de http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/view/2171
Díaz Pendás, H(2014). Una vez más sobre la enseñanza de la Historia. En Enseñanza de La Historia. Selección de Lecturas, La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Falcón Quintero, W. (2023). La enseñanza-aprendizaje de la Historia de Cuba en la formación de Profesores de Historia y Marxismo. Revista Conrado, 19 (94), 167-176.
Guadarrama González, P(2001). Humanismo en el pensamiento latinoamericano. La Habana: Editorial Ciencias Sociales
Huepa Mosquera, N, Sánchez Franco, A., Sánchez Peñalver, B. (2023). La formación y evolución de la identidad cultural cubana y el desempeño profesional pedagógico. Varona, (77). http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/view/2149
Jiménez Sánchez, L.(2014) .La interdisciplinariedad y las estrategias curriculares en la formación humanista del profesional de la educación cubano. Una experiencia en la especialidad Marxismo - Leninismo e Historia. En: Atenas, vol. 1, núm. 25, enero-marzo, 2014, pp. 103-117 Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=478047201006
Lavín Ruiz C.A. (2019).La Ética martiana y el juicio del Moncada. En: Varona, (69). http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/view/816
Mañalich Suárez, R. (2003). “Didáctica de las Humanidades: una experiencia cubana en laformación de profesores”. En Ponencia. Evento internacional Pedagogía, 2003.
Martínez Llantada, M. (2007). “Naturaleza y principios de la Filosofía de la Educación. Una reflexión. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona. La Habana, Cuba. En Material del Curso 2, en CD de la Maestría en Ciencias de la Educación. IPLAC.
Muradas Gil, J., F.(2008). La formación humanística del profesor del área de Humanidades para la docencia de la Historia. Tesis doctoral. Universidad de Ciencias Pedagógicas. Santiago de Cuba, Cuba.
Pérez, Y., Páez Rodríguez, B., Carbonell Izquierdo, L.C. (2019) “Modelo didáctico para la formación estética del estudiante de Marxismo-leninismo e Historia” Mendive 17 (2) p. 193-203 Disponible en: http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1524
Ramos Serpa, G. (2005). “La formación humanística como componente de la formación integral del profesional universitario”. Revista Pedagógica Universitaria. (4). p.10- 24.
Viveros Chavarría, E., F. (2012). El sentido de la historia y del hecho histórico en el razonar filosófico. Revista Colombiana de Ciencias Sociales,3, (1), pp. 151-155 Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=497856286012
Martí, J. (1975). Obras Completas, t. 10. La Habana, Cuba. Editorial Ciencias Sociales.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juan Fernando Muradas Gil

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CC Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0



.jpg)
_de_logo.jpg)












