Metodologia para orientação fonoaudiológica a gestantes sobre estimulação da linguagem no pré-natal.

Metodologia para orientação fonoaudiológica a gestantes sobre estimulação da linguagem no pré-natal.

Autores

  • Nuris Nellys Suárez-Ávila Hospital Materno Norte “Mariana Grajales Coello
  • Nuris Avila-Saint Felix Universidad de Oriente
  • Miriam Duany-Timosthe Universidad de Oriente

Palavras-chave:

estimulação pré-natal, orientação logopédica, embaraçado, metodologia

Resumo

Nesta ponencia se descreve uma metodologia cuyo objetivo e favorecer a preparação dos especialistas para ofrecer orientação logopédica a gestantes para a prática da estimulação pré-natal do bebê, mientras se encuentran hospitalizadas durante largos períodos em instituições materno-infantis. Veja os exercícios práticos: analisis métodos y síntesis; modelagem; empíricos: entrevista y encuesta y estadístico-matemática: estadística descritiva y cálculo porcentual para a obtenção e o processo da informação recopilada durante o processo de investigação. Entre os principais resultados: a perfeição de destaque da dinâmica e do conteúdo do processo de orientação logopédica que se realiza na instituição de saúde, a elevação da preparação dos especialistas para a direção da saída do processo, com a preparação consiguiente de las embarazadas para a realização de boas práticas de estimulação pré-natal do idioma.

Referências

Báez, R. Z. (2021). La orientación logopédica a la familia para la estimulación temprana del desarrollo del lenguaje en niños y niñas de 0 a 3 años. [Tesis de Maestría, Universidad de Oriente].

Bisquerra, R. (1998). Modelos de orientación e intervención psicopedagógica. CISS Praxis.

García, A., Álvarez B., D. & Izaguirre, M. (2018). Caracterización de siete embarazadas con una atención prenatal deficiente desde un acercamiento a la familia. Revista Cubana de Medicina General Integral, 34 (4), 74-82.

Hernández, O, E., Alfonso Moreira, Y., y Moya, S, O. (2015). Los espacios de aprendizaje para la ayuda logopédica. Revista Conrado. 11(51). 39-43.

Herrán, A., Hurtado, M. y García, P. (2018). Educación y Pedagogía prenatales: Nuevas perspectivas para la investigación, la enseñanza y la formación. Redipe.

Huepp, F.L. y Fornaris, M. (2021). La estimulación temprana para el desarrollo infantil. Revista Edusol, 21(77), 66- 79.

Moreno, V.E, Sampayo y I.C, Guerra, L. (2018). La estimulación de la comunicación en la etapa gestacional. Humanidades Médicas, 18(2), 356-369.

Moya, O., Santos, D., Franco, M. E., Ruiz, A y Pérez, H. (2019). Una mirada a la Comunicación Intrauterina desde el currículo propio de la carrera de Licenciatura en Educación Logopedia de la Universidad de Cienfuegos. Revista Conrado, 15(71), 122-130.

Reiné, Y., y Fundora, P. (2022). Metodología para el desarrollo de una nueva concepción de competencia: la lectodigital. Revista Atenas, 2 (58), 158-173.

Zieler, B. J. (2017). La comunicación con el bebé durante la gestación. Fundación Creavida. http://www.durga.org.es.

Publicado

2023-01-02

Edição

Seção

Artículos

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.