Marxism versus culture. Exegesis
Palavras-chave:
História, cultura, identidade, ideologia, descolonizaçãoResumo
A cultura, em seu sentido mais amplo, é objeto de estudo de diversas disciplinas. Este artigo apresenta dois aspectos fundamentais. Primeiro, oferece uma visão sintética da cultura e destaca duas premissas marxistas para o seu estudo: as condições da humanidade na história e o papel da ideologia. Segundo, essas premissas são analisadas como suporte teórico para estudos sobre a descolonização cultural e sua importância em Cuba por meio do Programa de Enfrentamento da Colonização Cultural: “Semeando Ideias, Semeando Consciência”. A metodologia inicia-se com uma abordagem exploratória, análise documental e hermenêutica para a interpretação de textos. O objetivo é analisar a cultura dentro da estrutura do marxismo e as possibilidades que isso oferece para a compreensão da descolonização cultural.
Referências
Cardona, J. (2020). La Descolonización Cultural, Hacia el Encuentro de una Identidad Latinoamericana desde los Aportes del Pensamiento de Enrique Dussel [tesis de diploma]. Universidad Nacional Abierta y a Distancia – UNAD. Bogotá. Colombia.
Castro, F. (2000). Discurso en la conmemoración del l 1ro de mayo. Granma, 1º de mayo, 4.
Coggiola, O. (2001). Globalização, economia e cultura. En Universidad y ciencia en la crisis global. Sao Pablo. Brasil.
Engels, F: (1987). Carta a Franz Mehring. Londres, 14 de julio de 1893. En Archivo de obras de Carlos Marx y Federico Engels http://www.marxists.org/espanol/m-e/cartas 173.
Guadarrama, P, y N. Pelereguin (1990). Lo universal y lo específico en la cultura. Editorial Ciencias Sociales, La Habana.
Marx, C. (1982). Progreso técnico y desarrollo capitalista. Manuscritos de 1861-1863. Ediciones Pasado y Presente. México.
Marx. C., Engels, F. (1974). Ideología Alemana. Ediciones Grijalbo, S. A. Barcelona. Quinta Edición.
Ortiz, A. Rodríguez, M., Ortiz, A. T. (marzo-junio, 2022). Propuesta didáctica para el estudio del pensamiento humanista de José Martí. Pedagogía y Sociedad, 25 (63), 164-180. http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/1352
Ortiz, A. (2022). Autoconciencia, cultura e identidad. En Ortiz, A. y Tejera, P. (coords). En torno a la identidad. Ediciones UO, Santiago de Cuba.
Programa para enfrentar la colonización de la cultural “Sembrar ideas, sembrar conciencia” (2022). La Habana.
Prieto, A. (2022). Notas sobre el sentido descolonizador de la política cultural cubana https://culturayresistenciablog.wordpress.com/2022/10/14/notas-sobre-el-sentido-descolonizador-de-la-politica-cultural-cubana-por-abel-prieto/
Restrepo, E., Rojas, A. (2010). Inflexión decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamientos. Editorial Universidad del Cauca, Colombia.
Rodríguez, D. (2022). En torno a la identidad. En Ortiz, A. y Tejera, P. (coords). En torno a la identidad. Ediciones UO, Santiago de Cuba.
Rojas, M. (2011). Identidad cultural e integración. Serie filosófica, no.19. Universidad de San Buenaventura, Bogotá, Colombia.
Romão, D. Magalhães, F. (2010). Paideia, 2, (2). Filosofia e Educação, 121-123.
Urteaga, E. (2009). Orígenes e inicios de los estudios culturales. Gazeta de Antropología, 25, (1), 15-19.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriana Mercedes Ortiz Blanco, Luisa Carrión Cabrera, María del Carmen Rodríguez López

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CC Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0



.jpg)
_de_logo.jpg)












