Guia metodológico para avaliação da aprendizagem no ambiente virtual de ensino-aprendizagem

Autores

  • Yadira Romero Rodríguez Universidad de Moa, “Dr. Antonio Núñez Jiménez”, Facultad de Ciencias Sociales y Economicas, Dpto de Informática, Moa, Holguín, Cuba
  • José Luis Montero O' Farrill Universidad de Moa, “Dr. Antonio Núñez Jiménez”, Facultad de Ciencias Sociales y Economicas, Dpto de Informática, Moa, Holguín, Cuba
  • María Elena Pardo Gómez Universidad de Oriente. Santiago de Cuba, Centro de Estudios Pedagógico, Santiago de Cuba, Cuba.
  • José Manuel Izquierdo Lao Universidad de Oriente. Santiago de Cuba, Centro de Estudios Pedagógico, Santiago de Cuba, Cuba.

Palavras-chave:

AVAs: Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, avaliação da aprendizagem, processo de ensino-aprendizagem.

Resumo

Atualmente, os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVAs) oferecem uma ampla variedade de recursos e ferramentas de avaliação da aprendizagem que os professores podem utilizar; no entanto, esses recursos não são utilizados adequadamente na Universidade Dr. Antonio Núñez Jiménez de Moa. Esses recursos são particularmente úteis para a realização de consultas, esclarecimento de dúvidas, tutoria e discussão de temas de interesse na disciplina, entre outros elementos essenciais que fomentam uma dinâmica ativa e participativa na formação profissional.
Este trabalho visa aprimorar o desempenho dos professores na avaliação da aprendizagem dos alunos no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVA) Moodle da Universidade Dr. Antonio Núñez Jiménez de Moa por meio do autoaperfeiçoamento, apoiado por um guia metodológico. Isso impacta positivamente o processo de ensino-aprendizagem dos profissionais da referida instituição.

Referências

Castellanos, V., D.,Henry R., Carmona T. y Grazia Cochachi, M. (2021). GUÍA METODOLÓGICA PARA EDUCACIÓN EN ENTORNOS NO PRESENCIALES

Conde, V., García, D., García , J., Hermiz, A., Moreno, J., Muñoz, L. y Osorio, A. (2017). Manual Moodle 3.1 para el profesor.Universidad Politécnica de Madrid. Gabinete de Tele-Educación.

Chen, Z., Jiao, J., y Hu, K. . (2021). Formative assessment as an online instruction intervention: Student engagement, outcomes, and perceptions. International Journal of Distance Education Technologies, 19(1), 50-65. Disponible en: https://doi.org/10.4018/IJDET.20210101.oa1.

Conde, V., García , D., García, J., Hermiz, A., Moreno, J., Muñoz, L., Osorio, A., Ramos, H. . (2019). Manual Moodle 3.5 para el profesor.Universidad Politécnica de Madrid. Gabinete de Tele-Educación.

Darling-Hammond, L., Hyler, M. E., & Gardner, M. (2017). Effective Teacher Professional Development. Learning Policy Institute.

Fallas, D., & Guido, I. (2021). Evaluación de dos cursos modulares en la Universidad de Costa Rica a partir de la conceptualización de la flexibilidad curricular. Revista Electrónica Educare, 25(2), 1-20

Garrison, D. R., & Vaughan, N. D. (2008). Blended Learning in Higher Education: Framework, Principles, and Guidelines. Jossey-Bass.

Guillén, G., D., Ruiz-Palmero, J., Sánchez-Rivas, E., y Colomo-Magaña, E. (2020). ICT resources for research: an ANOVA analisis on the digital research skills of higher education teachers comparing the areas of knowledge within each gender. . Education and Information Technologies, 25, 4575-4589.

Herrero González, D., Manrique Arribas, J. C., y López-Pastor, V. M. . (2021). Incidencia de la Formación Inicial y Permanente del Profesorado en la aplicación de la Evaluación Formativa y Compartida en Educación Física. Retos, (41), 533-543. Disponible en: https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.86090

Hevia, A. E. C. (2000). EL PAPEL DE LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LAS COMUNICACIONES (TICs) EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA APRENDIZAJE A COMIENZOS DEL SIGLO XXI.

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27(1), 1-12.

Romero,Y., y Montero, J. (2023). Diagnóstico de la Evaluación del Aprendizaje en Entornos Virtuales de Enseñanza Aprendizaje. Revista EduSol. ISNN: 1729-8091, Tomo III, Folio 1031

Silva, J. (2017). Un modelo pedagógico virtual centrado en las E-actividades. RED. . Revista de Educación a Distancia, 53.

Superior, M. d. E. (2022). Ministerio de Educación Superior. Reglamento del Trabajo

Docente Metodológico de la República de Cuba (Resolución 47/2022). La Habana: MES; 2022.

Venegas-Ramos, L., Luzardo Martínez, H. J., & Pereira Santana, A. (2020). Conocimiento, formación y uso de herramientas TIC aplicadas a la Educación Superior por el profesorado de la Universidad Miguel de Cervantes. Edutec. Revista Electrónica De Tecnología Educativa, (71), 35-52. https://doi.org/10.21556/edutec.2020.71.1405

Publicado

2025-09-18

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.