Treinamento de habilidades em diagnóstico por imagem em residentes de medicina de família
Palavras-chave:
Educação continuada, recursos humanos, atenção primária à saúde, habilidades diagnósticasResumo
A preparação de profissionais de saúde e a qualidade de seu desempenho, para atender às crescentes necessidades da sociedade, podem ser sistematicamente aprimoradas por meio da educação de pós-graduação. Este estudo teve como objetivo implementar uma estratégia de treinamento em habilidades diagnósticas para médicos residentes de medicina de família. Materiais e métodos: A amostra foi composta por 13 médicos residentes de medicina de família. Foram utilizados métodos teóricos, empíricos e estatístico-matemáticos, empregando um questionário aplicado aos residentes e entrevistas com especialistas como instrumentos de coleta de dados. Resultados: Foram encontradas deficiências no treinamento em habilidades diagnósticas entre os médicos residentes de medicina de família, prejudicando seu desempenho na Atenção Primária à Saúde. Discussão: A implementação da estratégia facilitou a aquisição de habilidades diagnósticas. Conclusões: A aplicação desta estratégia promove a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que contribuem para diagnósticos por imagem adequados por médicos residentes na Atenção Primária à Saúde
Referências
Álvarez Sintes R. Plan de estudio de medicina: ¿nueva generación? Rev Haban Cienc Med 2017 [citado 21/11/2019];16(5):[aprox. 15 p. ]. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-519X201700050000115. [ Links ]
Alvarez Magdariaga Y, Ford Torralba, A. L; & Aranda Cintra, B L. (2024) Estrategia de superación para mdicos de reciente graduación sobre reanimación cardiopulmonar. Maestro y Sociedad,21(1), 175-182. Recuperado a partir de https://maestroy sociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6353
Bell Castillo, J., Vásquez Sarandeses, J. E., George Carrión, W. y Zamora Leliebre, J. (2023). Valoración epistemológica de la formación profesional del Médico General Integral. Maestro y Sociedad, (Monográfico Educación Médica), 113-120. https://maestroysociedad.uo.edu.cu
García I, Carballosa A. Nuevos retos para el desarrollo de habilidades investigativas en la carrera de medicina. Revista pedagógica dela Universidad de Cienfuegos. 2023; 19 (91): 242-251.
González Rodríguez, Raidel, Cardentey García, Juan, & Dans Blanco, Katia. (2020). Propuesta de perfeccionamiento de tarjeta de habilidades específicas para la especialización en Medicina General Integral. Revista Cubana de Medicina General Integral, 36(3), e1094. Epub 01 de septiembre de 2020. Recuperado en 09 de noviembre de 2022, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864- 21252020000300015&lng=es&tlng=es
Gómez García JM, Marañón G. Aspectos comunicativos de la relación médico-paciente. La relación médico-paciente. Claves para un encuentro humanizado. 2019: 45. https://www.torrossa.com/it/resources/an/4525643
Luis Urbano García-Ferrer, 1 Armando Domingo González-Pérez. Enseñanza aprendizaje de clínica radiológica y habilidades profesionales del licenciado en Imagenología y Radio física Médica. Rev. CMV. 2023;1(1-3):e016. https://editorial.udv.edu.gt/index.php/RCMV
Miguel Angel Amaró Garrido. La habilidad diagnóstico imagenológico en residentes de la especialidad de medicina general integral. Tesis presentada en opción al título académico de Máster en Ciencias Pedagógicas. 2023.
OMS. Los cambios de la profesión médica y su influencia sobre la educación me´dica: documento de posición de América Latina ante la Conferencia Mundial de Educación Médica. Edimburgo, Escocia; agosto de 1993. Educación Médica y Salud [Internet]. 1994 [citado 25/02/2020];28(1):[aprox. 14 p.]. Disponible en: https://apps.who.int/iris/handle/10665/5310521. [ Links ]
Sotolongo-Díaz, D. Leiva-Pérez, A. y García-Pérez, R. P. (2022). Formación de habilidades diagnósticas en estudiantes de la especialidad Dermatología en las prácticas de laboratorio. Educación y sociedad, 20(1), 102-119.
Tellez Cespede, María Eugenia García Céspedes, Ludmila Pérez Castillo, Abel Moreno Castillo. Formación de habilidades clínicas para el diagnóstico de la lepra por estudiantes de Medicina. EDUMECENTRO vol.14 Santa Clara 2022 Epub 30-Abr-2022
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Lidia Ford Torralba, Anabel Borrero Fernandez, Yuri Alvarez Magdariaga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CC Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0



.jpg)
_de_logo.jpg)












