Análise das brechas de eqüidade racial na Universidade de Pinar del Río

Autores

  • Yenisey Arango-Hernández Universidad de Pinar del Río, Cuba
  • Ana Margarita Sosa-Castillo Universidad de La Habana, Cuba

Palavras-chave:

Racialidade, acesso ao ensino superior, lacunas de equidade no acesso ao ensino superior

Resumo

A educação superior continua sendo um cenário complexo e com novos rumos, que implicam em novas formas de fazer e conceber processos educativos para responder às necessidades e demandas mais sentidas da sociedade. Nesta ordem, e levando em conta o enfoque da igualdade que tem prevalecido nas políticas sociais que se realizam em Cuba, é pertinente direcionar ações para a análise das condições socioculturais que se articulam com a racialidade e que podem se tornar desvantagens para o sucesso. passar dos diferentes níveis de ensino para o ensino superior. A pesquisa realizada foi de natureza exploratória descritiva mista que aborda as lacunas de equidade no acesso ao ensino superior, nomeadamente no que se refere à análise na perspetiva da racialidade, expondo as principais assimetrias que colocam estes grupos em desvantagem. Menos favorecidos socialmente.

 

Referências

Castellón, T. (2017). Subjetividad y racialidad: una mirada desde propietarios de negocios

cuentapropistas exitosos de Santa Clara [Tesis de diploma, Universidad Central Marta Abreu de las Villas] DSpace@UCLV. https://dspace.uclv.edu.cu/bitstream/handle/123456789/8465/TESIS%20DE%20DIPLOMA.TAHIRY.pdf?sequence=1&isAllowed=n

Cueto, S., Miranda, A., & Vásquez, M. C. (2016). Inequidades en educación. In Investigación para el desarrollo en el Perú: once balances (pp. 55-108). Lima: GRADE Group for the Analysis of Development. https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-51786-8

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (2009). Conferencia Mundial sobre la Educación Superior. https://pep.unc.edu.ar/wpcontent/uploads/sites/46/2017/04/Declaracion_conferencia_Mundial_de_Educacion_Superior_2009.pdf

Delors, J., Mufti, A., Amagi I., Carneiro R. (1996). La educación encierra un tesoro. Informe a la UNESCO de la Comisión Internacional sobre la Educación para el Siglo XXI. Compendio. Santillana, Ediciones Unesco.

Latorre, C.L., Espinoza, O. y González, L.E. (2009). Equidad en educación superior: Análisis de las políticas públicas de la concertación. Editorial Catalonia/Fundación Equitas.

Sosa, A. (2015). El análisis de las oportunidades de acceso a la educación superior cubana. La accesibilidad una condición necesaria. [Tesis de Doctorado, CEPES-Universidad de la Habana]. EDUNIV-SOCICT. http://www.eduniv.cu/items/show/39244

Pons, M. (2017). Educación intercultural y antirracista: un acercamiento desde la universidad cubana. Revista De Pedagogía Crítica Paulo Freire, (18), 203 - 220. https://doi.org/10.25074/07195532.18.737

Martínez Heredia, F. (2005). Historia y Raza en la Cuba actual, la Gaceta de Cuba, No 1, enero – febrero.

Morales, E. (2010). La problemática racial en Cuba algunos de sus desafíos. Editorial José Martí.

Romay, Z. (2012). Elogio de la altea o las paradojas de la racialidad. Fondo Editorial Casa de las Américas

Zabala, M. C. (2008). Análisis de la dimensión racial en los procesos de reproducción de la pobreza: el rol de las políticas sociales para favorecer la equidad social en Cuba. Pobreza, exclusión social y discriminación étnico-racial en América Latina y el Caribe (pp. 397-422) Siglo del Hombre. http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/clacso-crop/20120611035414/20zaba.pdf

Publicado

2022-05-03

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.