Estratégia de georreferenciamento na atividade comercial para a recuperação econômica pós-COVID-19 no Equador
Palavras-chave:
Neurociência; estratégia; georreferenciamento; gastronomia; serviços de hospedagemResumo
No contexto atual, as empresas buscam alternativas para a reativação econômica diante dos efeitos da pandemia de COVID-19, tornando importante explorar alternativas de georreferenciamento. O objetivo deste estudo foi desenvolver estratégias de neuromarketing para gerenciar o georreferenciamento de empresas de serviços e atividades comerciais nos cantões de Sucre e San Vicente. Os métodos dedutivo e descritivo contribuíram para um melhor desenvolvimento da pesquisa quantitativa com base nos dados cadastrais. A matriz MIR (Matriz de Indicadores de Resultados) permitiu a mensuração em nível administrativo do setor em estudo, gerando resultados significativos para a tomada de decisões estratégicas nos setores de alimentação e hotelaria. Uma análise comparativa foi estabelecida com base nos índices calculados e no nível esperado, revelando uma lacuna entre a fidelização de clientes e a participação de mercado. Os resultados destacam que os estados de gestão conscientes e inconscientes exigem o monitoramento dos indicadores ou critérios por área para superar as deficiências internas nos estabelecimentos estudados
Referências
AEI Ecuador. (2020). Alianza para el emprendimiento e innovación. Recuperado el 10 de diciembre de 2020, de Convocatoria Emprendimiento en Movimiento: https://www.aei.ec/emprendimiento-movimiento/
Benalcázar, J. F. (2020). Antecedente de Restaurante Max. (V. Vicky, Entrevistador) Recuperado el 27 de noviembre de 2020
Benalcazar, J. F. ( 2021). Estrategias de Marketing en tiempo de pandemia. (V. Velaszo, Entrevistador)
Braidot, N. (2013). Neuroventas: ¿Cómo compran ellos? ¿Cómo compran ellas?:Aprenda a aplicarlos conocimientos sobre el funcionamiento del cerebro para vender con inteligencia y resultados (1ed ed.). Buenos Aires, Argentina: Granica. Recuperado el 27 de noviembre de 2020
Braidot, N. (2020). ¿Qué es el Neuromarketing? Obtenido de https://braidot.com/que-es-el-neuromarketing/
Cantón San Vicente. (2015-2019). GAD San Vicente. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de PLAN DE DESARROLLO Y ORDENAMIENTO TERRITORIAL: http://app.sni.gob.ec/sni-link/sni/PORTAL_SNI/data_sigad_plus/sigadplusdiagnostico/1360014850001_Diagnostico%20Provisional%20PDYOT%20San%20Vicente_07-03-2015_15-21-31.pdf
Carbache Mora, C. Z. (2019). Estrategia de marketing emocional para la promoción de locales de servicios gastronómicos en la ciudad de Bahía de Caráquez (Ecuador). Económicas CUC , 41 (1), 203-216.
Enrique, C. M. (2017). Gestiopolis. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de La gastronomía en las zonas afectadas por el terremoto del 16 abril de 2016 en el Cantón San Vicente Ecuador: https://www.gestiopolis.com/la-gastronomia-las-zonas-afectadas-terremoto-del-16-abril-2016-canton-san-vicente-ecuador/
Espinoza, M., Lemoine-Quintero, Villacis-Zambrano, & Meneses, W. (2021). Adobo con productos endémicos niveles de aceptación en centros gastronómicos. Sosquua,3(1), https://doi.org/10.52948/sosquua.v3i1.411.
Farías, L. C., Villacís, A. L., Lemoine, F. Á., & Hernández, N. (2020). ESTRATEGIA DE MARKETING DE CONTENIDO PARA GERENCIAR PRODUCTOS TURÍSTICOS EN EL DESTINO SUCRE – SAN VICENTE . Uleam Bahía Megazine,1(1),13-23.
FOCUS. (2019). ESCUELA INTERNACIONAL DE GESTION COMERCIAL Y LIDERAZGO. Recuperado el 17 de diciembre de 2020, de De La cultura de servicio en las organizaciones: https://www.focusinternacional.org/articulos/la-cultura-de-servicioen-las-organizaciones/
Freddy, T. E., Ligia, F. V., & Fajardo, C. V. (2015). Neuromarketing: gestión de ventas de las. Revista Ciencia UNEMI, 8(15), 32-39. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de file:///C:/Users/AA/Documents/6TO%20MERCADOTECNIA/NEOROMARKETING/Dialnet-Neuromarketing-5269478.pdf
GAD San Vicente. ( 2019). GOBIERNO AUTONOMO DESCENTRALIZADO MUNICIPAL DE SAN VICENTE. Recuperado el 30 de diciembre de 2020, de Población Económicamente Activa del cantón San Vicente: https://sanvicente.gob.ec/index.php/15-datos-municipio#:~:text=POBLACI%C3%93N%20ECON%C3%93MICAMENTE%20ACTIVA,y%20otros%20sectores%206500%20habitantes.
GAD San Vicente. (2019). Gobierno autonomo desentralizado de San Vicente. Recuperado el 10 de diciembre de 2020, de Gastronomía: https://sanvicente.gob.ec/index.php/15-datos-municipio
Galán, J. S. ( 2016). economipedia.com. Recuperado el 2 de enero de 2021, de Creación de valor: https://economipedia.com/definiciones/creacion-de-valor.html
Lara, R. (2020). El Comercio. Recuperado el 4 de enero de 2021, de El Comercio: https://www.elcomercio.com/actualidad/ecuador-hoteles-ventas-festividades-navidad.html
Lemoine et al. (2019). Hotel Occupancy Management for the Sustainability of the Sucre-San Vicente Destination from the Perspective of a Tourist Circuit. The International Journal of Business Management and Technology,3(3),51-62.
Lemoine, F. Á., Medranda, C. E., & Carvajal, G. V. (2019). El posicionamiento en motores de búsqueda de empresas hoteleras del Cantón Sucre. Ecuador (2017). En-Contexto Revista de Investigación en Administración, Contabilidad, Economía y Sociedad, 7(11),149-159.
León, A. L y Otavalo, F. N. (2014). Tesis de grado. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de Propuesta de factibilidad de neuromarketing como estrategia de posicionamiento en la empresa de embutidos la cuencana: https://dspace.ups.edu.ec/bitstream/123456789/7043/1/UPS-CT003762.pdf
Mátuz, J. A. (2016). Vision Industrial. Recuperado el 4 de enero de 2021, de LA CREACIÓN DEL VALOR: https://www.visionindustrial.com.mx/industria/desarrollo-organizacional-3027/la-creacion-del-valor
Mera, C. F. (2012). Repositorio Universidad Católica de Santiago de Guayaquil. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de PLAN INTEGRAL DE DESARROLLO Y PROMOCION TURISTICA: http://repositorio.ucsg.edu.ec/bitstream/3317/362/1/T-UCSG-PRE-ESP-AETH-80.pdf
Moya, M. V. (2016). ESTRATEGIA: CALIDAD DE SERVICIO. SCM MEDIA PARTNER, 228. Recuperado el 17 de diciembre de 2020, de https://www.revistalogistec.com/index.php/scm/estrategia-logistica/item/2278-estrategia-calidad-de-servicio
Observatorio ULEAM-Bahía. (2019). Catastro de comercios y otros en el cantón San Vicente. Bahia de Caráquez: ULEAM. Recuperado el 27 de noviembre de 2020
SENPLADES. (2014). Secretaria Nacional de Planificación y Desarrollo. Recuperado el 21 de enero de 2021, de Cantón SAN VICENTE, Provincia de MANABÍ se encuentra en la Zona 4 de planificación: https://drive.google.com/file/d/18ZN2H-xMQNu2HIIyUdDNpVCy1l8tLoNE/view
Sutil Martín, L. (2013). Neurociencia, empresa y marketing. Pozuelo de Alarcón, Madrid: ESIC. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de https://elibro.net/es/ereader/uleam/119667?
Vela, D. V. y Rosania, G. ( 2015). Repositorio. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de MODELO DE NEGOCIOS PARA EL TURISMO GASTRONÓMICO EN EL ECUADOR: http://repositorio.usfq.edu.ec/bitstream/23000/4276/1/113848.pd
Villacís, L. M. y Chukwugozie, C. (2021). Promocionar la gastronomía manabita con productos tradicionales para potenciar lo autóctono. Centrosur Agraria, https://doi.org/10.37959/cs.v1i7.85.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Frank Ángel Lemoine Quintero, Yesenia Aracely Zamora Cusme, Leila Estefanía Gilces Mendoza, Rubén Antonio Zamora Cusme

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CC Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0



.jpg)
_de_logo.jpg)












