Estratégia de georreferenciamento na atividade comercial para a recuperação econômica pós-COVID-19 no Equador

Autores

  • Frank Ángel Lemoine Quintero Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí Extensión Bahía, Manabí, Ecuador
  • Yesenia Aracely Zamora Cusme Escuela Superior Politécnica Agropecuaria de Manabí Manuel Félix López, Ecuador
  • Leila Estefanía Gilces Mendoza Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí Extensión Bahía, Manabí, Ecuador
  • Rubén Antonio Zamora Cusme Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí Extensión Bahía, Manabí, Ecuador

Palavras-chave:

Neurociência; estratégia; georreferenciamento; gastronomia; serviços de hospedagem

Resumo

No contexto atual, as empresas buscam alternativas para a reativação econômica diante dos efeitos da pandemia de COVID-19, tornando importante explorar alternativas de georreferenciamento. O objetivo deste estudo foi desenvolver estratégias de neuromarketing para gerenciar o georreferenciamento de empresas de serviços e atividades comerciais nos cantões de Sucre e San Vicente. Os métodos dedutivo e descritivo contribuíram para um melhor desenvolvimento da pesquisa quantitativa com base nos dados cadastrais. A matriz MIR (Matriz de Indicadores de Resultados) permitiu a mensuração em nível administrativo do setor em estudo, gerando resultados significativos para a tomada de decisões estratégicas nos setores de alimentação e hotelaria. Uma análise comparativa foi estabelecida com base nos índices calculados e no nível esperado, revelando uma lacuna entre a fidelização de clientes e a participação de mercado. Os resultados destacam que os estados de gestão conscientes e inconscientes exigem o monitoramento dos indicadores ou critérios por área para superar as deficiências internas nos estabelecimentos estudados

Referências

AEI Ecuador. (2020). Alianza para el emprendimiento e innovación. Recuperado el 10 de diciembre de 2020, de Convocatoria Emprendimiento en Movimiento: https://www.aei.ec/emprendimiento-movimiento/

Benalcázar, J. F. (2020). Antecedente de Restaurante Max. (V. Vicky, Entrevistador) Recuperado el 27 de noviembre de 2020

Benalcazar, J. F. ( 2021). Estrategias de Marketing en tiempo de pandemia. (V. Velaszo, Entrevistador)

Braidot, N. (2013). Neuroventas: ¿Cómo compran ellos? ¿Cómo compran ellas?:Aprenda a aplicarlos conocimientos sobre el funcionamiento del cerebro para vender con inteligencia y resultados (1ed ed.). Buenos Aires, Argentina: Granica. Recuperado el 27 de noviembre de 2020

Braidot, N. (2020). ¿Qué es el Neuromarketing? Obtenido de https://braidot.com/que-es-el-neuromarketing/

Cantón San Vicente. (2015-2019). GAD San Vicente. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de PLAN DE DESARROLLO Y ORDENAMIENTO TERRITORIAL: http://app.sni.gob.ec/sni-link/sni/PORTAL_SNI/data_sigad_plus/sigadplusdiagnostico/1360014850001_Diagnostico%20Provisional%20PDYOT%20San%20Vicente_07-03-2015_15-21-31.pdf

Carbache Mora, C. Z. (2019). Estrategia de marketing emocional para la promoción de locales de servicios gastronómicos en la ciudad de Bahía de Caráquez (Ecuador). Económicas CUC , 41 (1), 203-216.

Enrique, C. M. (2017). Gestiopolis. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de La gastronomía en las zonas afectadas por el terremoto del 16 abril de 2016 en el Cantón San Vicente Ecuador: https://www.gestiopolis.com/la-gastronomia-las-zonas-afectadas-terremoto-del-16-abril-2016-canton-san-vicente-ecuador/

Espinoza, M., Lemoine-Quintero, Villacis-Zambrano, & Meneses, W. (2021). Adobo con productos endémicos niveles de aceptación en centros gastronómicos. Sosquua,3(1), https://doi.org/10.52948/sosquua.v3i1.411.

Farías, L. C., Villacís, A. L., Lemoine, F. Á., & Hernández, N. (2020). ESTRATEGIA DE MARKETING DE CONTENIDO PARA GERENCIAR PRODUCTOS TURÍSTICOS EN EL DESTINO SUCRE – SAN VICENTE . Uleam Bahía Megazine,1(1),13-23.

FOCUS. (2019). ESCUELA INTERNACIONAL DE GESTION COMERCIAL Y LIDERAZGO. Recuperado el 17 de diciembre de 2020, de De La cultura de servicio en las organizaciones: https://www.focusinternacional.org/articulos/la-cultura-de-servicioen-las-organizaciones/

Freddy, T. E., Ligia, F. V., & Fajardo, C. V. (2015). Neuromarketing: gestión de ventas de las. Revista Ciencia UNEMI, 8(15), 32-39. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de file:///C:/Users/AA/Documents/6TO%20MERCADOTECNIA/NEOROMARKETING/Dialnet-Neuromarketing-5269478.pdf

GAD San Vicente. ( 2019). GOBIERNO AUTONOMO DESCENTRALIZADO MUNICIPAL DE SAN VICENTE. Recuperado el 30 de diciembre de 2020, de Población Económicamente Activa del cantón San Vicente: https://sanvicente.gob.ec/index.php/15-datos-municipio#:~:text=POBLACI%C3%93N%20ECON%C3%93MICAMENTE%20ACTIVA,y%20otros%20sectores%206500%20habitantes.

GAD San Vicente. (2019). Gobierno autonomo desentralizado de San Vicente. Recuperado el 10 de diciembre de 2020, de Gastronomía: https://sanvicente.gob.ec/index.php/15-datos-municipio

Galán, J. S. ( 2016). economipedia.com. Recuperado el 2 de enero de 2021, de Creación de valor: https://economipedia.com/definiciones/creacion-de-valor.html

Lara, R. (2020). El Comercio. Recuperado el 4 de enero de 2021, de El Comercio: https://www.elcomercio.com/actualidad/ecuador-hoteles-ventas-festividades-navidad.html

Lemoine et al. (2019). Hotel Occupancy Management for the Sustainability of the Sucre-San Vicente Destination from the Perspective of a Tourist Circuit. The International Journal of Business Management and Technology,3(3),51-62.

Lemoine, F. Á., Medranda, C. E., & Carvajal, G. V. (2019). El posicionamiento en motores de búsqueda de empresas hoteleras del Cantón Sucre. Ecuador (2017). En-Contexto Revista de Investigación en Administración, Contabilidad, Economía y Sociedad, 7(11),149-159.

León, A. L y Otavalo, F. N. (2014). Tesis de grado. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de Propuesta de factibilidad de neuromarketing como estrategia de posicionamiento en la empresa de embutidos la cuencana: https://dspace.ups.edu.ec/bitstream/123456789/7043/1/UPS-CT003762.pdf

Mátuz, J. A. (2016). Vision Industrial. Recuperado el 4 de enero de 2021, de LA CREACIÓN DEL VALOR: https://www.visionindustrial.com.mx/industria/desarrollo-organizacional-3027/la-creacion-del-valor

Mera, C. F. (2012). Repositorio Universidad Católica de Santiago de Guayaquil. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de PLAN INTEGRAL DE DESARROLLO Y PROMOCION TURISTICA: http://repositorio.ucsg.edu.ec/bitstream/3317/362/1/T-UCSG-PRE-ESP-AETH-80.pdf

Moya, M. V. (2016). ESTRATEGIA: CALIDAD DE SERVICIO. SCM MEDIA PARTNER, 228. Recuperado el 17 de diciembre de 2020, de https://www.revistalogistec.com/index.php/scm/estrategia-logistica/item/2278-estrategia-calidad-de-servicio

Observatorio ULEAM-Bahía. (2019). Catastro de comercios y otros en el cantón San Vicente. Bahia de Caráquez: ULEAM. Recuperado el 27 de noviembre de 2020

SENPLADES. (2014). Secretaria Nacional de Planificación y Desarrollo. Recuperado el 21 de enero de 2021, de Cantón SAN VICENTE, Provincia de MANABÍ se encuentra en la Zona 4 de planificación: https://drive.google.com/file/d/18ZN2H-xMQNu2HIIyUdDNpVCy1l8tLoNE/view

Sutil Martín, L. (2013). Neurociencia, empresa y marketing. Pozuelo de Alarcón, Madrid: ESIC. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de https://elibro.net/es/ereader/uleam/119667?

Vela, D. V. y Rosania, G. ( 2015). Repositorio. Recuperado el 27 de noviembre de 2020, de MODELO DE NEGOCIOS PARA EL TURISMO GASTRONÓMICO EN EL ECUADOR: http://repositorio.usfq.edu.ec/bitstream/23000/4276/1/113848.pd

Villacís, L. M. y Chukwugozie, C. (2021). Promocionar la gastronomía manabita con productos tradicionales para potenciar lo autóctono. Centrosur Agraria, https://doi.org/10.37959/cs.v1i7.85.

Publicado

2025-12-14

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.