Treinamento em atitudes e habilidades básicas de pesquisa entre médicos recém-formados: uma experiência de Cuba
Palavras-chave:
Competências em pesquisa, medicina de família, atenção primária à saúde, visibilidade e impacto científico, estudos de pós-graduação, profissionais de saúdeResumo
As competências em pesquisa não apenas preparam os profissionais para um desempenho eficaz em suas funções, mas também os tornam profissionais qualificados, o que assume especial importância na profissão médica. O objetivo do estudo foi implementar uma estratégia para o desenvolvimento de atitudes e habilidades básicas de pesquisa em médicos recém-formados. Métodos teóricos, empíricos e estatístico-matemáticos foram utilizados para obter e analisar as informações. Os dados foram apresentados em tabelas de dupla entrada e o Teste de McNemar foi aplicado para validar os resultados. A população do estudo foi composta por 21 profissionais de nossos serviços com diferentes níveis administrativo, docente e de assistência à saúde. O apoio geral ao desenvolvimento e à implementação da estratégia foi evidente entre o pessoal administrativo e docente e entre os médicos recém-formados. Atitudes inadequadas e a falta de habilidades básicas de pesquisa também foram identificadas entre os médicos recém-formados. Essas atitudes foram modificadas pela implementação da estratégia proposta, mostrando-se eficaz no alcance do objetivo proposto.
Referências
Bermúdez Torres, I., Riol Hernández, M., Madrazo Suárez. (2024) La superación profesional del profesorado universitario en la redacción y publicación de artículos científicos. Mendive. Revista de Educación, 22(2), e3710. https://mendive.upr.edu/index.php/MendiveUPR/article/view/3710
Blanco Guzmán, M. (2020). Desarrollo de competencias básicas de investigación. [Development of basic research skills]. Ajayu Órgano de Difusión Científica del Departamento de Psicología UCBSP, 18(1), 25-51. Recuperado de: https://n9.cl/1dhay
Bueno Gualan, P.A. Yanangomez Duchi, J.A Neira Gavilanes, D.A., López Rodríguez, D.J., & Mesa Vázquez, J. (2023). Competencias para docentes de educación básica en la creación de contenidos educativos digitales en Ecuador. Revista Universidad y Sociedad, 15(5), 336-348. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/4082
Chávez Vera, K. J., Calanchez Urribarri, Á. V. Tuesta Panduro, J. A., & Valladolid Benavides, A. M. (2022). Formación de competencias investigativas en los estudiantes universitarios. Revista Universidad y Sociedad, 14(1), 426-434.
Cruz García, M., & Cruz García, A. (2024). Las competencias investigativas de los profesores universitarios y su producción académica. RIIE / Revista internacional De Estudios En Educación, 24(1), 58-77. https://doi.org/10.37354/riee.2024.241
CEPAL y UNICEF. (2022). La encrucijada de la educación en América Latina y el Caribe. Informe regional de monitoreo ODS4-Educación 2030. UNICEF. https://www.cepal.org/es/publicaciones/48153-la-encrucijada-la-educacion-america -latina-caribe-informe-regional-monitoreo
Cantillo-Muñoz, F. (2023). Las competencias investigativas desde la Práctica Pedagógica Docente en la Educación Básica Secundaria. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 16(1), 19-28. https://doi.org/10.37843/rted.v16i1.364
Doardi, D. (2021). Entorno Digital Y Generación Z. Teoria de la Educación. Revista Interuniversitaria, 33(2), 27-47. https://doi.org/10.14201/teri.25224
Espinoza, E. E., Ley, N. V., & Guamán, V. J. (2019). Papel del tutor en la formación docente. Revista de Ciencias Sociales, 25(3), 230-241.
Espinosa Izquierdo, J., Villamar Bravo,J.E., Quijije Acosta, K., & Mesa Vazquez,J.(2023). Applicability of emerging technologies in virtual learning enviroments. a look at the Universitu of Guayaquil. Revista Internacional de Tecnología Ciencia y Sociedad,15(1). https://doi.org/https://doi.org/10.5944/ried.24.2.30223
Ford Torralba, A. L., Alvarez Magdariaga, Y., & Borrero Fernández, A. (2024). Estrategia de preparación para el empleo a egresados en Medicina. Maestro Y Sociedad, 21(1),211-216. Recuperado a partir de http://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6357
González, Y. (2017) ¿Cómo evaluar la competencia investigativa desde la responsabilidad social universitaria? Revista Cubana de Educación Superior,36(2), 4-13.
La formación de habilidades profesionales en la educación superior. Domingo Curbeira Hernández, María de Lourdes Bravo Estévez, Yohanna de la Caridad Morales Día. Revista Cubana de Medicina Militar. 2019;48(2 sup):426-440
L.S. Vigotski. “Obras Completas. Tomo 5”. Editorial Pueblo y Educación. La Habana, Cuba. ISBN: 978-607-487-309-2. 1989.
Monroy Correa, G. , Chuye Coronado, Y. (2024) Competencias digitales y actitudes investigativas en futuros docentes de educación primaria. Mendive. Revista de Educación, 22(2), e3675. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3675
Hei, M. de, C. Tabacaru, E. Sjoer, R. Rippe and J. Walenkamp. “Developing Intercultural Competence Through Collaborative Learning in International Higher Education”. Journal of Studies in International Education. Vol. 23 Nº 1, pp. 7-10. 2019.
Meneses, M. (2020). Google como fuente de información: del buscador a Google Académico Biblioteca de la Universidad de Oviedo. https://buo.uniovi.es/formacion/postgrado/visor/- /asset_publisher/NZx9/content/google-como-fuente-de-informacion:-delbuscador-a-googleacademico;jsessionid=1E2C626C4B1DDAF5A0B5BDF7260EA5E0?redirect= %2Fcursos%2Fintermedio
Moscoso, M. (2021). Estudio de las competencias investigativas del docente investigador de la Universidad del Azuay. Cuenca: Universidad del Azuay. https://revistas.uazuay.edu.ec/flip/udaakadem/09/uazuayudaakadem-09-06.pdf
Ramos, L. & Escobar, G. (2020). La formación investigativa en pregrado: El estado actual y consideraciones hacia el futuro. Revista de Psicología, 10(1), 101-116. https://doi.org/10.36901/psicologia.v10i1.757
Santana González, Y., Torres Rodríguez, O., y Torres Estrada, N. L. (2023). Siete aspectos claves para elevar la calidad de las universidades. Negonotas Docentes, (22), 39-49. https://doi.org/10.52143/2346-1357.885 https://revistas.cun.edu.co/index.php/negonotas/article/view/885/597
Sobarzo, R. (2020). La utopía de la formación de investigadores en educación; una reflexión desde la docencia de la metodología de la investigación. Revista Avante, 2(1), 43-53. https://revista-avante.com/index.php/inicio/article/view/12
Publicado
Versões
- 2025-07-30 (3)
- 2025-07-30 (2)
- 2025-07-08 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yuri Alvarez Magdariaga, Yordanis Arias Barthelemi, Ana Lidia Ford Torralba

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CC Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0